Simulacro - Via Expresso - Ribeira de Sº Jorge

No dia 29 de Abril de 2021, pelas 16h teve lugar na ponte em construção na Ribeira de Sº Jorge da via expresso Santana-Sº Jorge, um simulacro de um acidente com um colaborador da empresa Afavias, na plataforma central da ponte.

Quinta
29 de Abril de 2021

Santana, Domingo, 23 de Maio de 2021

A pedido do departamento de segurança da Empresa Afavias, no dia 29 de Abril de 2021, pelas 16h, realizou-se na ponte em construção sobre a Ribeira de Sº Jorge  um  simulacro.

O Simulacro teve como objetivo prestar os primeiros socorros e o respetivo resgate de uma vítima sobre a plataforma central da ponte em construção.

Tratava-se de um acidente de trabalho, em que o colaborador foi atingido por uma estrutura metálica, o qual ficou inconsciente, mas respirava e tinha pulso.

Face ao alerta, foram mobilizados para o local uma equipa de emergência pré - hospitalar, constituida por dois elementos e uma ambulância de socorro (ABSC).

A primeira equipa, de emergência pré - hospitalar, após reconhecimento efetuado com o encarregado da obra, efetuaram o primeiro ponto de situação e solicitaram mais meios para o local, nomeadamente o apoio da equipa de salvamento em grande ângulo, para resgatar a vítima, uma vez que estava a 20 metros de altura.

Deslocaram-se para junto da vítima, recorrendo a grua existente na obra, de forma que a prestação de socorro à vítima fosse realizada o mais rápido possível.

A equipa de salvamento em grande ângulo, ao chegar ao local, preparou o equipamento necessário para o resgate da vítima, e também recorreram à grua da obra para chegar à zona onde estava o sinistrado.

Após a prestação dos primeiros socorros à vítima e à sua estabilização, procederam ao resgate, usando a maca cesto e uma vez mais a grua.

O Simulacro, terminou após a chegada da vítima ao Centro de Saúde de Santana.

No simulacro também participaram a Polícia de Segurança Pública- Esquadra de Santana, no control do trânsito automóvel entre o túnel da Ribeira de São Jorge  até  à entrada para a zona balnear de Sº Jorge.

Estiveram presentes, os responsáveis do departamento de segurança da Empresa Afavias, o Comandante do Bombeiros Voluntários de Santana e o Subcomissário da Equadra da PSP de Santana.

No total foram envolvidos no simulacro, 9 Bombeiros , 5 Agentes da PSP, o Encarregado da Obra e um colaborador da empresa construtora como vítima.

O presente simulacro teve como finalidade, testar as equipas de socorro na prestação de cuidados pré-hospitalares e resgate  de uma vítima em altura recorrendo aos equipamentos existentes na obra (Grua).

Agradecemos, à empresa Afavias e à respetiva equipa de segurança,  pela oportunidade do simulacro e ao Comandante (Subcomissário) e Agentes da PSP da Equadra de Santana pela colaboração no respetivo exercício.